terça-feira, 26 de maio de 2009

Nação indigena: kaxixó

Língua: Português
Onde estão: Minas Gerais
População: 256(Funasa,2006)
Os Kaxixó são remanescentes de grupos que viviam nas fazendas da região do baixo Rio Pará, como agregados e jagunços. Os atuais Kaxixó são assim fruto da miscigenção de indígenas até então vivendo em liberdade com escravos de várias etnias, escravos negros e brancos. Por isto, no grupo atual encontra-se pessoas de pele vermelha amorenada, cabelos pretos e lisos.
O Capão do Zezinho é a principal concentração do grupo, se localiza no município de Martinho Campos na margem esquerda do Rio Pará. Algumas famílias praticam a pesca no Rio Pará como principal fonte de subsistência, mas dispõem de pouquíssimos equipamentos, principalmente geladeiras, o que dificulta a venda de peixes no mercado regional.
A principal festa do grupo acontece em 4 de Outubro, dia de São Francisco de Assis, quando pessoas de toda a região e parentes de cidades distantes se reúnem.
Pinturas corporais têm sido cada vez mais usadas, principalmente em datas ou locais especiais. Geralmente fazem riscos de cores diversas no rosto e os homens também no tórax. Como enfeites usam principalmente colares e pulseiras de madeira ou sementes, e cada líder possui um belo cocar.
Grande parte do grupo se identifica como católico. Segundo o senhor Djalma,(cacique da tribo) desde a época do lendário Capitão Inácio a religião tradicional foi proibida, assim como a língua e até o próprio nome da tribo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário